Subiu para oito o número de casos de pacientes com suspeita de coronavírus em São Paulo, segundo balanços divulgados na tarde deste sábado (1º) pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde, da gestão João Doria (PSDB).
A capital paulista permanece com quatro casos suspeitos. Há outros dois em Paulínia (117 km de SP), um em Americana (127 km de SP) e um em Santana do Parnaíba (Grande SP).
Os dois novos casos suspeitos são de um adulto de Santana do Parnaíba, com sintomas da infecção e histórico de viagem à China, e outro adulto de Paulínia, que teve contato com caso suspeito.
Ainda neste sábado, a secretaria disse que excluiu um caso de Santo André (ABC), divulgado na véspera, após visita domiciliar e constatação da ausência de febre, considerado o principal sintoma da doença.
Os outros dois casos descartados nesta semana são de crianças residentes na capital, que tiveram resultados de exames positivos para influenza (gripe).
Em nota, a gestão Doria afirma que “os oito casos suspeitos estão bem, estáveis e recebendo cuidados em casa em isolamento domiciliar, ou seja, com restrição de contatos com pessoas e ambientes externos”..
“Os familiares dos pacientes considerados suspeitos estão orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo”, afirma o texto da pasta.
Por causa do coronavírus, fora canceladas apresentações com idosos e crianças nas comemorações do Ano Novo Chinês, no bairro da Liberdade (região central de São Paulo) neste sábado e domingo (2). O restante da programação, que vai das 10h às 20h, foi mantida.
Em caso de suspeitas, a secretaria de Saúde orienta procurar o serviço de saúde mais próximo. Os sintomas da doença são: febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados aos seguintes aspectos epidemiológicos: histórico de viagem em área com circulação do vírus, contato próximo caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.
COMENTE ABAIXO
COMENTE ABAIXO
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.