Diferente dos últimos anos os moradores de Cajamar irão iniciar o novo ano de 2020 sem pagar a mais nas passagens dos ônibus municipais e no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As decisões foram tomadas pelo atual prefeito Danilo Joan (PSD) ao negar o pedido de aumento da empresa Urubupungá e congelar o valor do IPTU.

Diferentes das diversas prefeituras da região que aumentaram o valor da passagem do transporte coletivo municipal e decretaram o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano, os cajamarenses começaram 2020 com estas duas grandes novidades.

As decisões foram tomadas pelo atual prefeito Danilo Joan, do PSD, que assumiu a Prefeitura de Cajamar há cerca de oito meses. O chefe do executivo negou a solicitação feita pela empresa Urubupungá em aumentar o valor das tarifas de ônibus municipais em mais de 16%, passando de R$ 4,60 para R$ 5,35. “Jamais tomaria uma atitude de aumentar o valor da passagem dos ônibus municipais. Isto é vergonhoso para uma cidade que ainda sofre com a falta de ônibus e melhores condições de transporte coletivo”, disse Danilo ao citar que a Urubupungá tem um contrato firmado com a Prefeitura há 9 anos. “Esta empresa tem um contrato que vai vencer neste ano, com isto, abriremos uma nova licitação para que novas empresas concorram“, comenta.

Já no valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), que teve o maior aumento da região metropolitana de São Paulo no ano passado (2018 para 2019), o prefeito tomou a atitude de congelar. “Os imóveis com metragem menor que 10 mil m2 não terão aumento no valor e, em muitos casos, como alguns imóveis do Portal dos Ipês III, os carnês poderão vir com diminuição no seu valor. Fizemos a atualização de toda área urbana do município”, declarou o prefeito.

As ações foram amplamente divulgadas nas redes sociais e a população elogiou a atitude do novo prefeito. “Muito bom, é a primeira vez que vejo um prefeito tomando esse tipo de atitude. Começar 2020 sem aumento das passagens e no valor do IPTU é simplesmente uma vitória para nós moradores”, comentou a moradora Giovanna Pinheiros no Facebook.

IPTU congelado também em 2021

O prefeito afirmou ainda que no próximo ano o valor do IPTU também foi congelado e não terá aumento. “Independente de quem ganhar ou perder a próxima eleição, os moradores não serão surpreendidos com o aumento do IPTU de seus imóveis também em 2021. Já é lei, foi aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal e sancionado por mim”, finaliza.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.