Na última quinta-feira (21), a Prefeitura de Cajamar, através da Secretaria do Meio Ambiente, realizou o serviço gratuito de castração de cães e gatos no estacionamento do Ginásio de Esportes Lamartine de Paula Lima, em Cajamar-Centro. A iniciativa foi realizada através do Programa Saúde Animal, promovido pela atual gestão, e atendeu os animais que estavam previamente cadastrados, através do formulário oferecido pelo Bem Estar Animal, disponível no site da prefeitura.

Para realizar a castração, pela primeira vez foi utilizado o ambulatório animal como castra móvel, com o intuito de atender moradores dos bairros Cimiga, Centro, Acampamento Florim, Água Fria, Vila Nova, Olaria, oferecendo facilidade para munícipes que não possui veículo ou algum meio de transporte para levar o animal até o local onde normalmente ocorrem as castrações (Boiódromo- Jordanésia).

Ao todo, foram atendidos 89 animais, sendo 29 gatos e 60 cães. O intuito é continuar promovendo essas atividades para que, aos poucos, este ato possa atender outros animais do município.

A Secretaria do Meio Ambiente permanecerá promovendo esses mutirões de castração no município. O objetivo principal é diminuir o número de animais itinerantes na cidade, impedindo um crescimento desenfreado, bem como prevenir futuros problemas de doenças entre eles, garantindo o bem estar da saúde pública como um todo.

Inscrições para castração
Clique aqui para acessar o formulário de castração.


Programa Saúde Animal

O Programa Saúde Animal, idealizado pelo atual governo municipal, contará com um moderno Ambulatório Animal com clínica veterinária, onde serão realizados procedimentos clínicos de castração, vacinação e ambulância para socorro animal além de parceria com ONGs e protetores. Também está em andamento a criação de um Lar Provisório, onde os animais abandonados serão cuidados e doados. O programa terá ainda um sistema de denúncia contra maus tratos a animais.

A primeira ambulância do Programa Saúde Animal da cidade foi entregue no mês de outubro e atua como uma unidade de Resgate Animal, no atendimento de extrema emergência e socorros, em bairros distantes onde o munícipe não tenha condições e estrutura para levar o animal até o ambulatório.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.