No último domingo (27) aconteceu a 1ª Corrida & Caminhada Outubro Rosa em Cajamar. O Evento foi realizado pela Prefeitura de Cajamar, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e contou com a parceria e apoio do Hamilton Charles Cabeleireiros, Núcleo do Idoso de Cajamar, Academia Boa Forma e Academia Profit.

Cerca de 500 mulheres se reuniram no Estádio Municipal Antonio Fachina, no distrito do Polvilho, para participarem desta ação que simbolizou a semana de encerramento deste mês especial de campanha que representa a luta contra o câncer de mama. Antes de iniciar a Corrida & Caminhada, todos participaram de um aulão de aquecimento promovido pela Professora Lu Domingues, envolvendo os que estavam presentes.

O percurso de 5 km foi feito nas ruas do bairro Portal dos Ipês. Algumas participantes optaram pela corrida, que deu direito a premiação dos três primeiros lugares, e outras participantes fizeram a caminhada no mesmo percurso, como forma de mobilização e alerta para todas as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e despertar o tema conscientização através da manifestação que essa caminhada representa.

Ao final, as três primeiras colocadas que fizeram o percurso em menos tempo receberam um troféu, de acordo com a classificação, e todas as mulheres receberam uma medalha de participação. Além disso, houve sorteio de brindes doados pelas lojas que apoiaram a ação.

Para garantir o sucesso e segurança em todo o trajeto, o evento também contou com a parceria da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, Secretaria de Saúde, Departamento de Trânsito, Guarda Municipal e Bombeiros. A Sabesp também esteve presente realizando a distribuição de água para todos os participantes e a Criarte Personalização, em parceria com algumas empresas do município, entregou cerca de 300 copos personalizados para as mulheres no final da corrida.

As três primeiras colocadas da 1ª Corrida & Caminhada Outubro Rosa foram:

1ª Fernanda Araujo Sena Silva
2ª Rubenilde Nunes Santos
3ª Cicera Ferreira Martins Gomes

Outubro Rosa

Essa caminhada foi uma das atividades que a Prefeitura de Cajamar está realizando para enfatizar a Campanha Outubro Rosa. Durante o mês de outubro, aconteceram diversas ações nas unidades de saúde do município, com a intenção de alertar todas as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o foco principal da campanha.

As unidades de saúde realizaram palestras com alertas e orientações sobre o tema e exames de mamografia. A Carreta da Saúde priorizou os atendimentos para que as mulheres tivessem oportunidade de realizar os exames de mamografia, ultrassom e atendimento com ginecologista. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.