A temperatura em Cajamar pode superar os 35 ºC na tarde desta quinta-feira (12) e a umidade relativa do ar deve atingir valores críticos, abaixo dos 30%, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A alta nos termômetros surpreende porque o inverno, quando a temperatura é mais amena, ainda não acabou.

As recomendações da Defesa Civil em casos de ondas de calor e pouca umidade do ar incluem evitar realizar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia (11h às 17h); permanecer em locais protegidos do sol; evitar sair ao ar livre sem proteção solar; usar soro fisiológico nos olhos e narinas e umidificar o ambiente.

Próximos dias

Segundo previsão do Climatempo, há um bloqueio atmosférico, provocado pela massa de ar seco que predomina sobre o interior do país, que impede que os sistemas frontais cheguem ao litoral paulista com força para provocar chuvas generalizadas. Apesar disso, a propagação de uma frente fria fraca pelo oceano deve amenizar um pouco o tempo seco e o calor no final da semana.

Na quinta-feira (12), os termômetros devem variar entre mínimas de 16ºC e máximas que podem superar os 34ºC. No final do dia, uma frente fria de fraca atividade se propaga afastada da costa, provocando mais nebulosidade e rajadas de vento do que chuva na Grande São Paulo.

Na sexta-feira (13), os ventos úmidos que passam a soprar do oceano podem causar nebulosidade e chuviscos, principalmente durante a madrugada e à noite. O sol pode aparecer entre muitas nuvens e as temperaturas não sobem muito, variando entre mínimas de 14°C e máximas de 21°C.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.