Ovalor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está causando muita polêmica e questionamento em Cajamar. Moradores alegam que a cobrança veio com aumento de 110% comparado com 2017 ou que a metragem do imóvel está possivelmente incorreta.

Alguns constataram aumento de área no carnê, mas alegam que não houve construção extra. Outros dizem que construíram, mas que a metragem a mais aparece dobrada. Há ainda aqueles que dizem que a área registrada foi a mesma, mas que o IPTU veio com aumento. Falta de aviso por parte da prefeitura em relação a levantamento técnico para atualização de área foi outra reclamação.

Segundo nota da prefeitura, o IPTU 2018 foi atualizado em 2.79%, repasse do índice de inflação do período, conforme já havia sido definido na gestão anterior de Paula Ribas (PSB), afastada devido decisão do Tribunal de Justiça (TJ).

“Durante o recadastramento imobiliário realizado pela Diretoria de Obras, foram identificados imóveis que antes constavam apenas o terreno, mas que agora possuem casas e construções ou, ainda, imóveis que aumentaram a área construída e realizaram benfeitorias, como a construção de piscina e quadra, informações que foram atualizadas no sistema, gerando valor maior na cobrança do IPTU, conforme determina a legislação municipal”, disse a Prefeitura de Cajamar em nota.

Um morador da cidade levou um grande susto quando recebeu o IPTU do seu imóvel. O valor em 2017 foi de R$1.035,90. Já em 2018, houve um aumento de 110% passando a ser cobrado R$ 2.141,10. Ele nem pode ir na Prefeitura reclamar pois foi decretado recesso até o dia 2 de janeiro. 

Segundo a leitora do “Diário Cajamarense”, Roseli Novaes, o IPTU de sua mãe aumentou em 170%. “O que temos que fazer é ninguém pagar, pois não temos nada em troca”, comentou Novaes nas redes sociais. 

A Prefeitura ainda diz que os contribuintes que tiverem dúvidas referente aos valores cobrados, a partir de 02 de janeiro de 2018 poderão solicitar a revisão do IPTU, no setor de Tributos da Prefeitura.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.