AUnidade de Pronto Atendimento (UBS) do Polvilho comemora Dia Mundial da Alimentação.
Hortas verticais e reaproveitamento de alimentos fizeram parte da apresentação

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, foi lembrado pela equipe de Nutrição da Rede Municipal de Saúde de Cajamar.

Com tubos de ensaio e caixinhas de acrílico transparentes contendo vários tipos de açúcar, sal, arroz e leguminosas, incluindo feijões foram dispostos na sala de espera da UBS do Polvilho.

As nutricionistas Fabiana Belchior e Flávia Duarte explicaram as propriedades dos alimentos expostos, qual o melhor a ser consumido e orientaram sobre o total reaproveitamento de frutas, legumes e verduras, tendo como degustação um doce feito com cascas e entrecascas de melancia preparado com cravo, canela e açúcar.

Um dos tipos mais comuns de arroz, o branco segundo as profissionais é o mais pobre em nutrientes, tendo como melhor escolha o integral que apesar de ter o cozimento mais demorado é mais rico em fibras, zinco, ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Leguminosas como grão de bico, ervilha, lentilha e soja têm as mesmas propriedades dos feijões, que devem ficar de molho antes do cozimento para eliminar os compostos que dificultam a digestão e dos que causam flatulência (formação de gases).

“Devemos colocar no prato duas partes de arroz para uma de feijão. Esta é a proporção correta para uma refeição equilibrada”, comentou Fabiana.

As hortas verticais feitas com garrafas pet e presas aos muros ou paredes por corda de nylon (varal) são outro exemplo de cultivo de temperos ou até mesmo de verduras como, por exemplo, a alface. Para incentivar os munícipes a cultivar temperos e verduras em casa, foram distribuídas mudas de salsa.

Comemorado em mais de 150 países o Dia Mundial da Alimentação teve início em 1981, ano da Fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, com o objetivo de conscientizar a população sobre nutrição e alimentação.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.