Portal dos Ipês em Cajamar na última quinta-feira (12)/ Foto: Erica Macedo/Divulgação

O horário de verão de 2017 começa na primeira hora deste domingo, dia 15. Com isso, à zero hora – ou meia noite de sábado – os relógios devem ser adiantados em uma hora em 10 Estados, incluindo São Paulo, e no Distrito Federal.

As mudanças nos relógios também alteram o transporte público. Os trens, o Metrô e os ônibus vão circular por uma hora a mais na madrugada de domingo. No caso do sistema da CPTM, as estações e a circulação de trens permanecem em operação até as 2h da manhã de domingo, o equivalente à 1h do horário antigo, quando se encerra a operação comercial na empresa aos sábados. Mas os relógios da companhia só serão alterados após o encerramento do expediente. A circulação dos trens será retomada no domingo (15), às 4h, já no novo horário. O mesmo horário será adotados pelo Metrô e pelos ônibus.

O horário de verão, que vai vigorar até 18 de fevereiro, visa economizar energia pelo maior aproveitamento da luz solar. A primeira edição aconteceu em 1931, mas foi a partir de 2008 que a medida passou a ser adotada anualmente, sempre do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.