- publicidade -  

No último dia de Agosto, na UBS do Polvilho, aconteceu a primeira reunião do Grupo Terapêutico do Programa “Juntos contra a Obesidade”.

Na “roda de conversa”, a nutricionista Flávia Sodré Marques Duarte e a psicóloga Ana Paula Bizarria abriram espaço para que os participantes ao responderem as três perguntas: Quem sou eu? O que eu quero? E porque estou neste grupo?.

Intolerância a certos alimentos, hipotireoidismo, alteração nos exames de sangue, pressão alta, ansiedade, família acima do peso, diabetes, compulsão alimentar, artrose, úlceras, perdas familiares, sedentarismo, traumas emocionais, genética e bullying, foram alguns dos motivos relatados pelos participantes, e alguns deles, carregados de muita emoção.

De acordo com as profissionais responsáveis pelo Programa o objetivo é alimentar-se bem e não descontar na alimentação as carências ou dificuldades, porém trabalhar para que haja equilíbrio.

Ana Paula disse que a atividade física diminui a ansiedade. “Não posso fazer comigo o que os outros já fazem: me censurar, me julgar, me cobrar. A gente já recebe tanta cobrança em nossa vida, mas a nossa é a pior”, enfatizou.

Flávia propôs um planejamento no horário das refeições. “Este é o primeiro ponto que erramos, porque ficamos períodos longos em jejum, dando espaço ao hábito de “beliscar”. Siga o planejamento dos horários e se surgir a vontade de “beliscar”, tome água, pois pode ser sinal de sede e não de fome”.

Com duração de quatro meses, a primeira turma termina em 14 de dezembro.

Serviço:
Programa “Juntos contra a Obesidade”
Quintas-feiras às 15h30
UBS do Polvilho
Inscrições pelo telefone 4408-6627
Todos os dias até às 14h


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.