Embora a separação e a destinação correta do lixo já devessem fazer parte da nossa rotina, ainda existem muitas pessoas que insistem no péssimo hábito de jogar o lixo nas ruas, parques, rodovias e praias. Mas por que ainda existem pessoas que jogam o lixo no chão, aparentemente sem nenhum remorso? O fato é que mais que já tenham existido inúmeras campanhas que tratem do assunto, é preciso que elas continuem sistematicamente e que sejam mais amplas. Não basta jogar o lixo no lixo. Também é preciso entender que o ato de separar o seu lixo e, se for preciso, levá-lo aos postos de coleta – caso a cidade não ofereça o serviço de recolhimento de materiais recicláveis – é uma obrigação. Mas o governo e as empresas precisam oferecer o suporte necessário para fortalecer todo este ciclo.

Cabe ao Estado como um todo (Municípios, Estados e União) implantarem meios para a coleta seletiva, bem como criar mecanismos de fiscalização para o cumprimento da legislação em vigor. Para os grandes especialistas, o objetivo do Direito Ambiental é prevenir os prejuízos ao meio ambiente e não simplesmente reprimir ou pedir a reparação dos danos.

- publicidade -  

Entretanto, o fato de o cidadão comum sair quase sempre ileso de uma infração desta natureza pode contribuir com a falta de preocupação de uma parcela significativa da população com o problema do lixo. É muito mais fácil cobrar um posicionamento das empresas do que punir o cidadão comum. Somos todos solidários nessa cadeia, mas é inviável fiscalizar toda a população.

Portanto, sem a consciência coletiva este problema jamais poderá ser solucionado. Com a devida licença, é importante destacar que o conceito de consciência particular está ligado as crenças e aos sentimentos pessoais, que nos tornam indivíduos únicos, nos possibilitando termos personalidade própria. Já o conceito de consciência coletiva seria o conjunto de crenças e sentimentos comuns aos membros de uma sociedade. Tal consciência adquirimos por meio do processo de socialização.

Para o sociólogo Durkheim, a consciência coletiva independe do indivíduo. Ela existe antes do individuo e influencia esse em sua formação de consciência. Segundo esse sociólogo, a conformidade das consciências particulares à consciência coletiva que possibilita a vida em sociedade. Imagine se a consciência coletiva não estivesse bem posta dentro do ônibus? Nesse caso: Motorista, vou descer agora. Daí, não haveria regras e o ônibus não andaria. Da mesma forma, imagine se cada pessoa que existe numa cidade resolver jogar lixo na rua pela mera comodidade de não ter que selecionar o lixo ou carregá-lo na mão enquanto está dentro do carro ou do ônibus, certamente cada cidade se tornaria um verdadeiro lixão a céu aberto.

Por esta razão, a consciência coletiva deve ser fomentada e incentivada através da consciência individual que surge da educação individual de cada família, se aperfeiçoando na escola e virando realidade através do esforço político e coletivo de toda a sociedade. Preservar o meio ambiente, cuidando do nosso lixo é um ato de solidariedade com a nossa espécie, com os animais, com a natureza e com as gerações futuras.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.