- publicidade -  

Neste artigo vamos abordar um dos assuntos que a mulherada mais gosta, que é cuidado com as madeixas, algumas pessoas tem um pouco de duvida sobre o melhor tratamento para o seu tipo de cabelo, estrutura capilar, e diferença entre nutrição e hidratação. Algumas dicas simples que pode fazer toda a diferença no nosso dia-dia.

Antes de falar qualquer tipo de tratamento, primeiro temos que conhecer o nosso tipo de cabelo. Os cabelos são divididos em quarto diferentes tipos, que são os lisos, ondulados, cacheados e crespos. Porém, cada cabelo tem o tipo certo de especificação, por exemplo: Você observa duas meninas, uma com um cabelo com um cacho mais largo e outra com o cacho mais fechado e definido, mas ambos tem o seu tipo cacheado, mas, a que tem um cacho mais aberto vai estar especificado como 3A, e a outra com o cacho mais fechado vai ser tipo 3C.

Veja o exemplo abaixo:

tipos de cabelo

Bem depois que você definiu o tipo de cabelo, agora é a hora de investir em tratamentos, porém, temos diversos tratamento para os cabelos, os principais são os de hidratação, nutrição e reconstrução,. Veja a diferença entre cada tratamento.

Hidratação: A principal função da hidratação é repor água e umidade, trazendo um efeito de maciez, melhorando a maleabilidade e a flexibilidade, para o cabelo, o ideal é fazer hidratação no cabelo de duas a três vezes por semana, podendo ser utilizado em todos os tipos de cabelo.

Itens hidratantes:
Babosa, bepantol, mel, açúcar, maizena, leite, iogurte natural, vitaminas (A,B,C e D) e leite de coco.

Nutrição: A nutrição tem como principal função a reposição de óleo para a fibra capilar, todos os cabelos tem a oleosidade natural, porém os cabelos cacheados e crespos necessitam de uma maior nutrição, por causa da estrutura do fio, no caso, a estrutura de espiral, pois no cabelo liso, a oleosidade nasce no couro cabeludo e desce normalmente até as pontas. No cabelo cacheado, por causa da estrutura, essa oleosidade não desce para as pontas do cabelo, assim necessita de mais um pouco deste processo. A nutrição pode ser feito a cada 15 dias.

Itens Nutritivos:
Óleos 100% vegetais como óleo de coco ou azeite de oliva, óleo de rícino, ceramidas, geleia real, semi de lino, abacate.

Reconstrução: A reconstrução tem como objetivo a reposição de massa e aminoácido perdido por processo químico, como a progressiva, relaxamento, tinturas e etc. As máscaras de queratinas não deixam o cabelo sedoso, pois serve apenas para repor massa, e o aminoácido perdido do cabelo. Este processo pode ser feito uma vez por mês, caso o cabelo estiver muito danificado pode ser feito a casa 15 dias.

Itens Reconstrutor:
Queratina, cisteína, colageno, proteínas, aminoácidos.

Dicas rápidas para cada tipo de cabelo.

Cabelo liso: Caso utilize chapinha ou secador, sempre use protetor térmico. Depois da chapinha, use o jato frio do secador para finalizar o processo, pois isso diminui o frizz. Evite de passar a mão nos cabelos, pois pode ficar com o aspecto engordurado.

Cabelo ondulado: Não esfregue o cabelo com uma toalha após o banho, apenas amasse o cabelo levemente com as mãos, com a ajuda de um leave-in, não penteie o cabelo depois de seco.

Cabelos cacheados: Hidrate sempre o cabelo, aposte em cremes finalizadores, não esfregue o cabelo com toalha, leve com água morna. Caso você queira um cabelo mais volumoso, depois de finalizar com o creme para pentear, use um pente garfo para subir a raiz levemente.

Cabelos crespos: Hidrate e nutra os cabelos sempre que necessários, sempre desembarace os fios molhados, mas não esfregue o cabelo com toalha, para evitar a quebra dos fios. Invista em acessórios como flores e faixas, deixando o cabelo ainda mais bonito


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.