O objetivo é promover uma gestão democrática para a melhoria na qualidade da educação

Do Portal eCAJAMAR, com Prefeitura

Alunos da EMEB São Benedito, de 4 a 10 anos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, realizaram eleição para o Conselho de Escola. A diretora, Sônia Edméa Tavares de Almeida, disse que desde 2013 são desenvolvidas ações com o intuito de fortalecer a participação dos grupos. A primeira iniciativa foi a elaboração de um Regimento próprio do Conselho da Escola. “Percebemos que envolver as crianças, seria uma maneira de atrair os pais e garantir maior participação”, contou.

Em 2016 a proposta de eleger alunos, como membros do Conselho, foi aceita por estudantes do 5º ano, que fizeram campanhas com cartazes, folhetos e conversas com os pais e outros estudantes. Ryan Damasceno, Vinícius Costa, Samuel Araújo, Vinícius Pessoa e Gustavo Lopes, venceram a eleição e a partir da observação da diretora sobre a necessidade de brinquedos para compor os kits da unidade escolar, tiveram a ideia de solicitar doações à comunidade percorrendo as ruas do bairro. Foram arrecadados diversos brinquedos, além de roupas e tênis para doar às vítimas das últimas enchentes.

Uma das primeiras ações do novo Conselho foi discutir nas salas de aula sobre o calendário escolar e o direito de reposição dos dias letivos, devido aos pontos facultativos e também sobre uma caixa que seria criada para reclamações e sugestões. Sônia conta que houve mudança na postura e no comportamento deles. A entrega dos brinquedos foi realizada no pátio da EMEB, na última semana de março.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.