Abertura de licitação em merenda escolar gera dúvidas e questionamento por parte de vereador.

Da Redação eCAJAMAR – Rede Cajamar de Comunicação

A Prefeitura de Cajamar, abriu uma licitação para a aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar do município e um dos itens chamou a atenção dos parlamentares da casa, entre eles do vereador Adriano Tica (PSDB), que questionou um dos itens que inclui  um trecho entendendo-se como uma possível terceirização no preparo do alimento ou a utilização de alimentos industrializados.

O trecho do edital traz as seguintes informações: “desenvolvimento do programa de operacionalização dos serviços de preparo, distribuição, logística, supervisão e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e utensílios, com fornecimento de todos os equipamentos e utensílios necessários e respectivas reposições, limpeza e conservação das áreas abrangidas, aqui denominada alimentação escolar, conforme o edital  PA nº: 12.782/15 – PR nº 01/16″.

Preocupado com o futuro  da merenda escolar nas escolas da rede municipal o vereador realizou um requerimento questionando o motivo que levou a atual administração abrir o processo de licitação.

No requerimento, Tica relatou um dos episódios ocorridos no município  na época, em que o ex-prefeito Toninho Ribas, foi acusado de desviar cerca de R$2.000,000,00 (dois milhões de reais) da merenda escolar do município, nos anos de 1999 à 2002.

O tucano ainda realizou algumas perguntas e pede uma resposta da atual administração a respeito das mudanças que poderão ocorrer no preparo da merenda escolar.

PERGUNTAS DO VEREADOR ADRIANO TICA: 

  • Qual o motivo da abertura dessa licitação?
  • Qual será o Plano de Trabalho?
  • Qual será a forma de preparo da alimentação escolar? Onde será processada a merenda? Há alguma garantia de qualidade?
  • Qual a estimativa de custos?
  • Qual será o destino das merendeiras concursadas?
  • Qual será o destino dos funcionários da limpeza que prestam serviço no setor de merenda das escolas?
  • Qual será o destino dos equipamentos e utensílios existentes na estrutura da alimentação escolar?
  • O que será feito em relação às licitações em andamento para fornecimento de gêneros alimentícios? a) PA 5.751/15 – PR 29/2015 contratação de empresa especializada no fornecimento de hortifrutigranjeiros para a composição da alimentação escolar; b) PA 5.752/15 – PR 30/2015 contratação de empresa especializada no fornecimento de carnes e embutidos para a composição da alimentação escolar; c) PA 5.753/15 – PR 32/2015 contratação de empresa para fornecimento parcelado de gêneros alimentícios do tipo laticínios, carnes e embutidos para composição da alimentação escolar; d) PA 2.325/15 – PR 38/15 contratação de empresa especializada para fornecimento de gêneros alimentícios não perecíveis para composição da alimentação escolar, bem como os serviços de operações logísticas para transporte e entrega em todas as unidades escolares da rede de ensino (conforme o link Licitações do Portal Transparência não consta informação “suspenso” ou “cancelado”).


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.