Os servidores públicos municipais, os aposentados e pensionistas de Cajamar tiveram reajustes salariais na ordem de 10,67% neste mês de fevereiro em obediência a lei municipal 063/2005 que garantiu a reposição das perdas salariais decorrentes da inflação medida no ano anterior através da variação da tabela IPCA/IBGE.

Este foi o 11º reajuste automático nos rendimentos dos servidores municipais realizado pela prefeitura de Cajamar, em cumprimento a Lei criada no ano de 2005, pelo então prefeito Messias Cândido da Silva . Já são onze anos que os funcionários públicos do município contemplam o restabelecimento das contas salariais.

- publicidade -  

Mais para quem pensa que os reajustes sempre fizeram parte da vida dos servidores municipais de Cajamar, está enganado. Nos anos de 1997 a 2002 o funcionalismo publico cajamarense chegou a passar por sérias dificuldades financeiras, inclusive afetando drasticamente os gastos com alimentação familiar.

E tudo isso ocorreu porque a inflação oficial medida através dos dados do IPCA/IBGE de 1997 á 2002 que totalizou 49,60%, não foram repassados para atualização dos salários dos servidores, comprometendo o custo de vida dos agentes públicos da cidade.
Foram longos cinco anos sem reajuste salarial para os funcionários municipais de Cajamar. Na época a prefeitura era comandada pelo ex-prefeito cassado Antonio Carlos Oliveira Ribas de Andrade, o Toninho Ribas.

Sem investimentos por parte da gestão de Toninho Ribas, os servidores tiveram o poder de compra dos seus salários reduzidos pela metade.

A não concessão dos reajustes nos anos de 1997 a 2002, em termos reais, reduziu os salários de todos os servidores públicos de Cajamar, causando um dano financeiro irreversível nas contas do funcionalismo público do município.

Desde a criação da Lei, não houve nenhuma perda do poder aquisitivo por parte de todos que trabalham no serviço público municipal. Com o aumento apresentado neste ano, o salário base dos funcionários públicos municipais de Cajamar dobrou com relação ao início da Lei criada em 2005.

Apesar de ser uma Lei automática nos salários, muito dos servidores temem o não cumprimento dos reajustes no futuro e torcem para que os problemas políticos não venham interferir no beneficio do servidor municipal de Cajamar.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.

- publicidade -