- publicidade -  

Cantar para o seu filho é um dos melhores estímulos à fala. Fazer atividades e brincadeiras musicais incentiva a capacidade de ouvir e reproduzir sons e fonemas, formando, posteriormente, palavras e frases. “Canções de ninar, cantigas e rimas de todas as culturas são um tipo especial de discurso. Elas carregam, como ‘assinatura’, as melodias e inflexões de determinada língua materna, preparando o ouvido, a voz e o cérebro da criança para a linguagem”, escreveu Sally Blythe, diretora do Instituto de Psicologia Neurofisiológica do Reino Unido, em seu livro The Genius of Natural Childhood (O Gênio da Infância Natural, em tradução livre).

danca_musica_mae

- Publicidade -  

Além de cantar, vale propor outras atividades que envolvem música aos pequenos. Patricia Camargo, co-autora do projeto Tempojunto, que ensina brincadeiras para filhos e pais, sugere dinâmicas de ciranda, brincadeiras de mãos, como “adoleta”, “o macaco foi à feira”, e “don-don-baby”, por exemplo. Outra ideia bacana é formar uma banda com as vozes (cada participante imita o som de um instrumento) ou tocar uma música instrumental e tentar adivinhar qual é a canção. As crianças também vão cair na risada se você cantar uma música em um tom bem alto, imitando um cantor de ópera, ou com a voz bem baixinha.

Os CDs infantis são uma boa maneira de estimular a musicalidade e, por consequência, a linguagem, nas crianças. Patrícia aconselha apostar nas coletâneas de cirandas, nas obras instrumentais, em novos compositores da música infantil e até recordar, com seu filho, aqueles clássicos que você ouvia infância.

fonte: http://revistacrescer.globo.com/Os-primeiros-1000-dias-do-seu-filho/noticia/2015/11/musica-para-aprender-falar.html


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.

- publicidade -  
COMPARTILHAR