- publicidade -  

O método da esfoliação é responsável pela renovação da pele. Além de eliminar as células mortas da superfície, também desobstrui os poros. As receitas mais práticas que levam açúcar livram a região de impurezas e ainda hidratam.

Primeiros cuidados
Quem usa cosméticos diariamente acaba ficando com os poros obstruídos, por isso é sempre importante o hábito de lavar o rosto com frequência, utilizando um sabonete indicado. Após esse processo, o açúcar pode entrar em ação para uma limpeza mais profunda, tendo como resultado, inclusive, uma pele mais uniforme e macia –além a aplicação eficaz de um hidratante ou anti-rugas, uma vez que a esfoliação ajuda na melhor absorção desses produtos.

- Publicidade -  

A misturinha caseira é fácil e vale a praticidade, já que o resultado aparece poucos minutos depois. Basta adicionar outros ingredientes aliados na receita, de acordo com a necessidade.

Quando e como fazer?
O açúcar mascavo é a opção mais natural e menos agressiva. Ele facilita na absorção de nutrientes importantes para manter a aparência e deixar a pele também mais brilhante e suave. No entanto, vale o alerta: “quem sofre com manchas ou acne não é indicado aplicar nenhuma receita caseira sem antes consultar um especialista, elas podem conter algum ingrediente não indicado para o tipo de pele”, alerta Eliandre.

Para aplicar corretamente a esfoliação com açúcar, basta fazer movimentos circulares e suaves com a mistura. Mas nunca force os ingredientes, pois existe o risco de lesionar a região, uma vez que açúcar e outros produtos naturais não possuem uniformidade em seus grânulos. O tratamento é indicado uma vez por semana.

Evita espinhas?
Para prevenir o aparecimento de espinhas é fundamental controlar a oleosidade da pele por meio da higienização adequada. “Sozinha a esfoliação não resolve o problema de excesso de oleosidade. Mas ajuda ao remover células mortas, impurezas e preparar a pele para receber cosméticos e outros tipos necessários de tratamento”, diz Lia.

Riscos
Os principais riscos da esfoliação caseira são: irritação pelos ingredientes usados, além de alergia, sensibilização e esfoliação excessiva, que podem levar tanto ao ressecamento quanto à oleosidade rebote. “Outro risco é que a falta de conservantes nos produtos das receitas caseiras pode permitir o crescimento de bactérias, por isso não é legal armazenar esse tipo de preparação para usar no futuro, use imediatamente”, alerta a dermatologista Juliana Piquet.

Confira a receita:

Receitas de esfoliante caseiro com açúcar – Esfoliante para todos os tipos de pele

  • 2 colheres (sopa) de mel (se estiver açucarado amornar no micro-ondas);
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos;
  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural. Outra opção é trocar o iogurte por mamão amassado, porque a papaína tem ação esfoliante. Já em peles muito secas, pode-se colocar também o abacate no lugar do iogurte para agregar uma ação emoliente através dos óleos naturais da fruta.

Como aplicar: esfoliar suavemente com movimentos circulares, deixe agir por até dez minutos e enxágue.

Fonte: Eliandre Palermo, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

fonte: http://mulher.uol.com.br/beleza/listas/esfoliante-caseiro-de-acucar-renova-a-pele-e-diminui-oleosidade.htm


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.

COMPARTILHAR